
O prefeito de Santana do Cariri, Pedro Henrique Correia, (MDB), concedeu entrevista a imprensa para apresentar os resultados os resultados dos cinco primeiros meses de gestão. o encontro, ocorreu no Pontal da Santa Cruz, um dos principais pontos turísticos do município, e contou com a participação de jornalistas, radialistas e blogueiros .
além, da vice prefeita Bibiane, dos vereadores Arclebio Dias, Ismael Feitosa, Joaquim Teles, e do empresário Pedro de Gerson.
Indagado pelos profissionais de comunicação a cerca das dificuldades enfrentadas pela sua gestão, o gestor lembrou que assumiu os destinos do município de Santana do Cariri, em situação de inadimplência, com uma soma de débitos com aproximadamente 10 milhões de reais, salários de servidores atrasados, situações que justificavam a desordem financeira e administrativa instalada. e, há a necessidade de um tempo razoável para restabelecer, a ordem e o equilíbrio para administrar o município.
Com muita luta, esforço e boa vontade, conseguimos renegociar e parcelar as dívidas, estamos reconquistando a confiança dos fornecedores, empresas e com isso já estamos começando a desenvolver o nosso projeto de desenvolvimento para Santana do Cariri, assegurou o prefeito.
A situação financeira do município, ainda é delicada. de Acordo com o gestor Pedro Henrique, o município ainda está operando no vermelho. ele, afirmou que sentiu dificuldades, até para fazer licitações, porque muitas empresas não queriam se quer participar nos processos licitatórios, devido a gestão anterior haver deixado débitos com essas empresas. Esse, descrédito, e essa imagem negativa, foi um dos nossos primeiros desafios, acentua ele.
A costumeira redução dos repasses nos últimos meses do ano contribuiu para ampliar a dificuldade, mas a partir do parcelamento das dívidas, da atualização dos pagamentos dos servidores, e algumas medidas necessárias, como: a redução dos salários do prefeito, Vice Prefeita, secretários e cargos comissionados, alcançaremos um certo equilíbrio. Para Pedro Henrique, é importante que haja transparência, que a população esteja consciente da realidade financeira do município.
Sobre o potencial turístico, o prefeito apontou o turismo como sendo um dos principais focos de sua gestão. pontua ele, afirmando que Santana do Cariri, tem diversos atrativos para se fomentar o turismo Científico, religioso , ecológico, a culinária, a cultura e o artesanato. porém, é preciso que a população tome consciência de que isso realmente é preciso ter, na visão do gestor. e, que todos se unam para que Santana do Cariri, deixe de ser uma promessa turística e vire uma realidade.
Santana, pode se transformar na cidade da paleontologia. quero, transformar Santana do Cariri, num espaço publico com esculturas de replicas gigantes de dinossauros, espaços de lazer e esportes alternativos como uma imensa tirolesa do pontal da Santa cruz a Cidade, finalizando em uma imensa boca de dinossauros, e a presença de milhares de turistas. esse é meu sonho para Santana. e para isso, tive um encontro com o reitor da Urca, professor Patrício Melo, onde tratamos de fortalecer uma parceria, para que possamos atrair mais investimentos para o museu de paleontologia a fim de trazermos mais turistas a nossa cidade.
Em relação a saúde publica , Pedro Henrique, afirmou que o município foi contemplado recentemente com uma emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Moses Rodrigues, no valor de 500 mil reais, que será aplicado em equipamentos e melhorias no serviço de saúde do município.
Quanto a área agrícola do município, o prefeito disse ser uma de suas metas administrativas, o fortalecimento e incentivo a produtividade da agricultura familiar, oferecendo a assistência técnica, fazendo a aração de terras, e desenvolvendo tecnologias de ponta que possam contribuir para a permanência do homem no campo, para isso já contratamos inclusive uma engenheira agronomia, para que ela possa acompanhar e orientar os nossos trabalhadores rurais.
Além, de incentivarmos o plantio do abacaxi, na nossa região serrana aproveitando esse potencial que há em nosso município, para otimizar os produtores a terem após a colheita um mercado consumidor garantido, além de uma abundante geração de em prego e renda, bem como trabalharmos para revitalizar a cultura da cana de açúcar e ao plantio de algodão.
A geração do emprego e renda é uma preocupação de todo gestor, mas é reconhecidamente uma tarefa que muitos não conseguem realizar com êxito. para Pedro Henrique, o segredo está na organização, uma gestão organizada, que faz suas ações com planejamento, atrai investidores. é preciso ter essa intenção e boa vontade, e isso temos garantiu ele. para isso, temos o potencial turístico, solo propicio a diferentes cultura, a água de qualidade, e a vontade de unir a todos nesse projeto.
A inadimplência é um dos grandes problemas que a gestão tem enfrentado nestes período administrativo, ressalta o gestor afirmando ser de Santana do Cariri, um dos únicos municípios, onde a renda per-capta e de apenas 15 mil reais por ano com a arrecadação do IPTU.
, há valores estabelecidos desde as gestões anteriores, onde as pessoas pagam apenas 5,00 por mês mesmo assim ainda é alta a inadimplência, porque a própria população não paga. então, irei fazer um trabalho de conscientização com os munícipes, a fim de que eles possam voltar a pagar os seus impostos de forma justa, e para que isso ocorra isso mandar para a câmara municipal um projeto de lei que estabeleça um valor padrão dentro da realidade das pessoas que residem em Santana do Cariri.
e, com isso oportunizar a eles contribuir para que tenhamos um maior aumento na receita municipal, e com isso possamos investir esses recursos em termos de melhoria e desenvolvimento para o município, destacou o Prefeito Pedro Henrique Lopes Correia.
Fonte: Amaury Alencar

0 Comentários