![]() |
| Animal é inofensivo e costuma evitar contato com humanos (Foto: DN) Em 21/06/2019 às 07:37 |
Um jaguarundi, ou gato-mourisco, foi atropelado e morreu na CE-292, em Araripe, na manhã desta quarta-feira (19). O animal tentava atravessar a estrada quando foi colhido por um caminhão. De acordo com moradores, o motorista não tentou prestar atendimento ao bicho, que morreu no local.
De acordo com apuração do Diário do Nordeste, o veículo seguia de Campos Sales quando o pneu atingiu a região do tórax, cortando o rabo do animal. Havia ainda outra espécime, esta ainda maior, que conseguiu correr em tempo de não ser atropelada, se protegendo na mata.
Ainda de acordo com o DN, que publicou a matéria nesta quinta (20), o bicho foi confundido com uma onça parda, mas de acordo com um biólogo ouvido pela reportagem trata-se de um Herpailurus yagouaroundi, um felino de pequeno porte podendo medir cerca de 70 cm de altura e pesar 8 quilos.
O animal não oferece riscos e, de acordo com o estudioso, tende a se esconder de seres humanos quando há o encontro na mata. No Nordeste, o gato-mourisco possui registros nos estados do Ceará, Pernambuco e da Paraíba, em áreas de Caatinga e Mata Atlântica.
Quanto ao seu status de conservação, conforme a IUCN (União Internacional da Conservação da Natureza) a espécie foi avaliada como pouco preocupante (LC – Least concern).
Por Felipe Azevedo
Miséria.com.br

0 Comentários