Banner - anuncie aqui

Ceará já registra mais de mil focos de queimadas em 2019

Ceará já registra mais de mil focos de queimadas em 2019 (Foto: Tenente-Coronel Nijair Araujo)
Em 09/10/2019 às 11:10
Primeira semana de outubro registra 190 focos de queimadas no Ceará. Ao todo, o Estado registra 1.028 focos no ano de 2019. Os dados são do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e foram divulgados nesta quarta-feira, 9.

A tendência é que o número só aumente. Com a redução das chuvas e o tempo seco, as queimadas costumam atingir níveis máximos entre os meses de setembro e dezembro. Segundo dados do Instituto, o pico dos focos de queimadas acontece em novembro, quando o Ceará alcança média de 800 focos mensais e 1.912 focos no ano.

Na região do Cariri os focos de incêndio estão cada vez mais frequentes. Em Setembro, queimada em distrito de Cedro ultrapassou o período de uma semana  e queimada em vegetação de Várzea Alegre durou mais de três dias.

Lixões e terrenos abandonados que são alvos urbanos de descarte estão entre os principais pontos de queimadas. Foi o que aconteceu em Nova Olinda, o município foi tomado por cortina de fumaça após incêndio provocado no lixão.

Em Juazeiro do Norte, as queimadas em terrenos estão cada vez mais frequentes. Duas semanas atrás, um foco de incêndio em terreno próximo ao Terminal Rodoviário provocou fumaça intensa.


Por Sarah Gomes
Miséria.com.br


Postar um comentário

0 Comentários