Banner - anuncie aqui

Mais de 350 pacientes com Covid-19 à espera de UTI

 Santa Catarina tem 354 pacientes com Covid-19 à espera de UTI

Nas últimas 24 horas, governo estadual confirmou mais 78 mortes. Desde março do ano passado, 705.760 pessoas foram diagnosticados com coronavírus e 7,8 mil delas morreram.

Por Valéria Martins, G1 SC e NSC TV

Hospital Regional São Paulo (HRSP) no Oeste de Santa Catarina é um dos que registrou mortes na enfermaria de pessoas à espera de UTI — Foto: Ana Lucietto/Divulgação/HRSP

Os hospitais de Santa Catarina seguem cheios e há 354 pacientes com coronavírus aguardando transferência para leitos de unidade de terapia intensiva (UTI). Nas últimas 24 horas, o governo confirmou mais 5,6 mil casos e 78 mortes pela Covid-19. Segundo os dados deste sábado (6), são 705.760 pessoas diagnosticadas desde o início da pandemia. Dessas, 7.894 morreram.

A maioria das pessoas espera por leito no Oeste: 168. Neste sábado, mais uma pessoa da região morreu por Covid sem conseguir vaga em uma UTI especializada. Segundo a prefeitura de Xanxerê, o homem de 64 anos sem comorbidades estava internado na emergência do Hospital Regional São Paulo. Pelo menos outras 57 pessoas morreram na mesma situação no estado.

taxa de ocupação de leitos voltados a pacientes adultos com Covid-19 é de 99,64%, com apenas três leitos disponíveis, conforme a última atualização do estado. No entanto, a própria Secretaria da Saúde admite que os leitos que vagam estão reservados a outros pacientes e, na prática, não estão disponíveis.

Neste sábado, três pessoas foram transferidas para o Espírito Santo. Até o momento foram cinco. O governo capixaba disponibilizou 16 leitos, no total.

Em todo estado são 1.545 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) ocupados por pacientes com diferentes enfermidades. A taxa de ocupação geral é de 96,2%, com 61 leitos vagos. Do total de internados, 883 são pessoas com confirmação ou suspeita de Covid-19.

Este é o segundo fim de semana com restrições para tentar conter o avanço da doença no estado. A permanência de pessoas em praias, parques e outros locais púbicos é proibida, assim como aglomerações, e apenas serviços essenciais devem funcionar até as 6h de segunda-feira (8).

Matriz de risco da Covid-19 mostra todas as regiões em nível gravíssimo em SC  — Foto: Reprodução/Governo de Santa Catarina

Matriz de risco da Covid-19 mostra todas as regiões em nível gravíssimo em SC — Foto: Reprodução/Governo de Santa Catarina

De acordo com o a matriz potencial de risco de transmissão da Covid-19 divulgado também neste sábado pelo Estado, todas as 16 regiões de saúde catarinenses estão em situação gravíssima.

Fiscalizações foram realizadas e alguns estabelecimentos interditados ainda na noite de sexta. Neste sábado, quem foi flagrado nas praias foi orientado a deixar os locais.

Postar um comentário

0 Comentários