Decisão em primeira Instância determina cassação de mandatos do partido do (PT) em Santana do Cariri
Por redação
Site Blog da Pedra
Decisão em primeira Instância determina cassação de mandatos do partido do (PT) em Santana do Cariri
Após ocorrer as eleições municipais 2020 em Santana do Cariri, a coligação “Pra Santana continuar avançando” deu entrada no Ministério Público Eleitoral com o pedido de investigação das candidaturas formadas pelo partido dos trabalhadores (PT), onde possivelmente tenha ocorrido fraude superveniente a cota de gênero.
Na acusação, foi alegado que os candidatos que tiveram suas candidaturas registradas pelo partido dos Trabalhadores (PT), participou da disputa nas eleições 2020 de forma isolada, apenas para preencher a cota de gênero, devido às candidatas do sexo feminino não apresentarem gastos eleitorais, não buscar votos dos eleitores e receberem votações inexpressivas. Contudo, a coligação “Orgulho de ser Santanense” formada pelos partidos (PT) e (DEM), pudessem de fato concorrer ao cargo de prefeito e vice naquele município de Santana do Cariri.
Mediante as investigações e após ouvir todas as testemunhas, inclusive os candidatos definidos pelo partido dos trabalhadores, o Ministério Público Eleitoral da 53ª Zona Eleitoral do Estado do Ceará, decidiu em primeira instância a cassação de todos os votos obtido pela chapa de vereadores do (PT), inclusive o mandato do vereador Antonio Temoteo da Costa (Tonhão), que é filiado a esse mesmo partido a menos de um ano.
Os depoimentos das testemunhas ouvidas apresentou incoerência dos fatos, onde uma delas afirma ter gastos R$ 10.000 (Dez mil reais) em santinhos na campanha, o que torna um número extremamente absurdo relacionado aos gastos de todos os outros candidatos. Já em outro depoimento, outra candidata afirma que saia quase todos os dias para pedir votos e gastou cerca de 5.000 (Cinco mil reais) com santinhos, mas infelizmente só obteve 4 votos...
Embasado nos depoimentos e no resultado da investigação, o Ministério Público Eleitoral apresentou a sua decisão, onde fica determinado pela justiça em primeira instância a cassação dos votos da chapa de vereadores filiados ao partido dos trabalhadores (PT). O quadro é irreversível, mas o vereador Tonhão, eleito com um número considerável de votos, garantiu nas suas redes sociais para os amigos e eleitores que iria recorrer a uma segunda opinião, entrando com recurso em segunda Instância.
Enquanto isso a chapa dos candidatos do (PT) que participaram das eleições do ano 2020, fica vetado, até a segunda decisão Judicial.
Até o fechamento desta edição não conseguimos contato com os citados.

0 Comentários