Prefeito de Potengi fala sobre lockdown e desafios da saúde municipal no enfrentamento à Covid-19; assista
Na última quinta-feira (27), Potengi entrou em lockdown e instalou barreiras nas entradas da cidade. De acordo com o Decreto 024/2021, o município deve permanecer em isolamento social rígido até às 23h59 do próximo domingo (06). O repórter Toni Sousa e o cinegrafista Guto Vital estiveram em Potengi na manhã desta segunda-feira (31) e entrevistaram o secretário de Saúde, Dr. Francisco Marques, e o prefeito, Edson Veriato (PSOL).
A gente já vinha analisando a possibilidade de intervir com isolamento social rígido, revelou o secretário de Saúde, Dr. Francisco Marques. De acordo com o titular da Pasta, a semana anterior ao decreto foi decisiva. Nela, Potengi registrou muitos casos confirmados de Covid-19, pacientes internados em estado grave, pacientes que necessitaram de transferência para hospitais de maior complexidade e uma morte pela doença.
Parece que no Potengi agora que a segunda onda está chegando, explicou o prefeito, Edson Veriato. Se houver uma contaminação em massa, vai morrer muita gente, alertou o gestor. Segundo o prefeito, Potengi conta com apenas dois leitos de enfermaria e três leitos de UTI específicos para tratamento da Covid-19. No entanto, há entre sete ou oito pacientes internados em leitos que foram adaptados para a demanda e o município não conta com estrutura para acompanhar os pacientes que precisam de UTI.
Assista às entrevistas concedidas ao repórter Toni Sousa e o cinegrafista Guto Vital:
Por Sarah Gomes
Miséria.com.br
0 Comentários