Anvisa aprova, com restrições, a importação das vacinas Covaxin e Sputnik V; Camilo comemora
![]() |
| Foto: Reprodução/Facebook/Embaixada da Rússia no Brasil |
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na noite desta sexta-feira (4), com diversas restrições, o pedido de importação das vacinas contra a Covid-19 Sputnik V, russa, e Covaxin, indiana. A decisão vale para lotes específicos de imunizantes trazidos do exterior e não se trata de uma autorização de uso emergencial.
A agência estabeleceu protocolos específicos para a aplicação das doses dos imunizantes e limitou o público que poderá ser vacinado. Para a Covaxin, o uso será limitado a 1% da população. Já para a Sputnik, será restrito a 1% da população de cada estado. Sendo eles: Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Piauí.
Entre os principais pontos, está a proibição da aplicação em pessoas:
-Hipersensíveis a qualquer dos componentes da fórmula;
-Grávidas ou lactantes;
-Menores de 18 anos ou maiores de 60 anos;
-Mulheres em idade fértil que desejam engravidar nos próximos 12 meses;
-Portadores de enfermidades graves ou não controladas e antecedentes de anafilaxia;
-Que tenham recebido outro imunizante contra a Covid-19;
-Portadores de HIV e hepatite B ou C;
-Que tenham recebido tratamentos com o uso de imunossupressores, citotóxicos, quimioterapia ou radiação nos 36 meses anteriores.
Veja a quantidade permitida para importação da Sputnik V por cada estado solicitante:
Bahia: 300 mil
Ceará: 183 mil
Maranhão: 141 mil
Pernambuco: 192 mil
Piauí: 66 mil
Sergipe: 46 mil
Após o uso das vacinas, a Anvisa avaliará os dados do monitoramento de uso das mesmas para subsidiar nova deliberação quanto as próximas doses a serem importadas.
O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou no último dia 19 de março que assinou e oficializou a compra da vacina contra a Covid-19 russa. O Governo do Ceará negociou cerca de 5,5 milhões de doses com o Fundo Soberano Russo, responsável pela comercialização do imunizante. Em suas redes sociais, o chefe do executivo cearense comemorou a autorização.
Boa notícia para os cearenses e demais estados. A Anvisa aprovou há pouco a importação e distribuição da vacina Sputnik V. Mesmo de forma "excepcional e controlada", com ainda pequena quantidade de doses liberadas, a aprovação já representa um avanço para que tenhamos mais vacinas disponibilizadas à nossa população. Lembro que o Ceará tem acordo para adquirir mais de 5,5 milhões de doses. A Sputnik já está sendo utilizada em 66 países e tem eficácia comprovada acima de 91%. Não vou descansar um minuto até que todos os cearenses sejam vacinados, publicou o governador cearense.
Por Alan Clyverton
Miséria.com.br

0 Comentários