Museu de Santana do Cariri recebe fóssil que homenageia Pabllo Vittar nesta quinta, 21

Foto: Reprodução/ Ascom Urca
Em 20/10/2021 às 10:39
A Universidade Regional do Cariri (Urca), através do Museu de Paleontologia de Santana do Cariri, recebe às 9h desta quinta-feira (21) o fóssil da Aranha Cretapalpus vittari que homenageia a cantora Pabllo Vittar. O exemplar, é o mais antigo já registrado em toda a América do Sul; datado na Era Mesozoica (entre 250 e 65 milhões de anos atrás). Na ocasião, também devem ser devolvidas 35 peças vindas da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos da América.
O fóssil foi descrito pelo cientista Matthew R.Downen, juntamente com o paleontólogo britânico Paul A. Selden. Com a repercussão da saída do fóssil do Brasil de forma ilegal, e a abertura do inquérito pelo Ministério Público Federal (MPF), ambos se comprometeram em ajudar no processo de repatriação das peças.
O caso se assemelha ao do dinossauro fossilizado, batizado de Ubirajara jubatus, que também foi descoberto na região do Cariri, mas se encontra retido no Museu de História Natural de Karlsruhe (SMNK) na Alemanha, e ainda não tem data para repatriação. De acordo com a legislação brasileira, os fósseis são propriedade da nação e a sua retirada do país só deve acontecer por meio de autorização da Agência Nacional de Mineração (ANM).
Por Yanne Vieira
Miséria.com.br
0 Comentários