Banner - anuncie aqui

Concurso Público

 Governo Federal deve anunciar 2 mil vagas para concurso público nesta semana


Foto: Governo Federal
Em 01/05/2023 às 10:00
Informações do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, comandado por Esther Dweck, apontam que ao longo da primeira semana de maio o executivo federal planeja anunciar um bloco de concursos públicos que somará ao menos 2 mil novas vagas. Esther observou que o prazo inicial para divulgação era 30 de abril, porém, o prazo se mostrou exíguo para definição dos órgãos a serem contemplados nesta primeira rodada de certames a serem publicados. 

A tendência é que nestas primeiras seleções o maior contingente de vagas esteja direcionado aos cargos de nível superior, a fim de suprir uma demanda reprimida em alguns órgãos da administração federal. Indica-se, desde já, que a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) deverá contar com um certame de ao menos 502 vagas, informação adiantada pelo presidente Lula (PT) durante evento de sanção do projeto de lei que assegurou reajuste salarial de 9% aos servidores federais. 

Além da Funai, órgãos como Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) devem estar listados no primeiro bloco de concursos. Carreiras transversais de analistas também estão incluídas entre as prioridades, com cerca de 500 vagas. Esse profissional atende vários ministérios, inclusive o de Gestão e Inovação. 

Na segunda leva de seleções, que pode ser publicada ainda em maio, outras duas mil vagas também devem ser publicadas, estas, voltadas aos ministérios da Educação, Trabalho e Planejamento. 

Esther Dweck reconheceu em declaração ao jornal Correio Braziliense que a demanda por vagas é de mais de 8 mil postos de trabalho. Contudo, frisou que há limitações orçamentárias, e que não será possível abrir concursos para todos os órgãos federais neste ano, porém, novos certames estarão previstos no Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2024. 

Por Paulo Junior
Miséria.com.br

Postar um comentário

0 Comentários