Banner - anuncie aqui

'Obrigada por ter me salvado',

Sobrevivente que perdeu mãe e irmãos em prédio que desabou ficou quase 12 horas soterrada

Foto: Reprodução


Sete pessoas sobreviveram ao desabamento parcial de um prédio que deixou 14 mortos no bairro do Janga, em Paulista, no Grande Recife. Entre elas, está Evelyn Tainá Neves, de 15 anos. Imagens obtidas com exclusividade pela TV Globo mostram momentos do resgate dela, que durou mais de dez horas (veja vídeo acima).

A adolescente foi a única da família que não morreu na tragédia. Ela é a filha mais velha de Marcela Neves dos Santos, de 42 anos, que foi encontrada numa cama de casal abraçada aos outros dois filhos: Wallace, de 10 anos, e Maria Flor, de 6 anos. Os corpos dos três foram os últimos a serem encontrados sob os escombros, no sábado (8).

Durante o resgate, Evelyn recebeu oxigenoterapia dos bombeiros para conseguir respirar embaixo dos escombros. A jovem também contou aos militares que o namorado, Mateus Silva de Albuquerque, de 21 anos, estava ao lado dela. Quando conseguiram retirá-la, encontraram o corpo de Mateus, morto e abraçado à adolescente.

Segundo Leonardo Gomes, coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Recife, a dinâmica da queda do prédio fez com que Evelyn sobrevivesse por causa de Mateus.

"Ele ficou atravessado embaixo da viga que estava acima deles. E ele ficou segurando esse peso, evitando o impacto em cima da Evelyn", disse o coordenador do Samu do Recife

Evelyn foi levada ao Hospital Miguel Arraes, em Paulista, de onde foi transferida para o Hospital da Restauração (HR), na área central do Recife. Ela passou por uma cirurgia para reparar uma lesão por esmagamento na perna. Nesta segunda (10), a unidade de saúde afirmou que a paciente tem quadro clínico estável, sem previsão de alta.

No hospital, Evelyn enviou uma mensagem de voz para agradecer a equipe de socorristas que a retirou debaixo dos escombros (veja vídeo acima).

"Doutor, muito obrigada mesmo, obrigada por ter me salvado. Obrigada. Deus te abençoe", disse Evelyn em uma mensagem de voz para Leonardo Gomes.

O desastre aconteceu às 6h07 da sexta-feira (7), na Rua Dr. Luiz Inácio de Andrade Lima, no bairro do Janga. Oito apartamentos desabaram totalmente. Outros quatro foram parcialmente destruídos.

O prédio que desabou estava interditado por ordem judicial desde 2010, segundo a prefeitura de Paulista. Ele faz parte do Conjunto Beira-Mar e havia sido reocupado de forma irregular em 2012.

G1

Postar um comentário

0 Comentários