Servidor usa carro da prefeitura e abandona cães em terreno baldio em Juazeiro do Norte
Nesta quinta-feira (2), um funcionário da prefeitura de Juazeiro do Norte, identificado como José Alves Damasceno Júnior, foi flagrado abandonando dois cachorros em um terreno no Bairro Aeroporto, em Juazeiro do Norte. O servidor estava em um veículo da Secretaria Municipal de Agricultura. Um casal que passava pelo local registrou imagens do abandono e publicou nas redes sociais. Em seguida, registraram também um boletim de ocorrência.
Os animais foram encaminhados para o Centro de Zoonoses do município, e passarão por uma avaliação veterinária. Uma nova lei, conhecida como Lei Sanção, aumentou as penas para crimes contra animais, incluindo o abandono. Agora, o crime é punido com reclusão de dois a cinco anos.
A lei determina que abandonar um animal é um crime passível de até cinco anos de prisão. Contudo, parece que ainda existem pessoas que não se preocupam com isso. Atualmente, com cada vez mais câmeras monitorando as ruas em todos os lugares, essas violações estão sendo flagradas uma após a outra.
Em nota, a prefeitura de Juazeiro do Norte informou que o Grupamento Ambiental Metropolitano (GAM) localizou o servidor e o conduziu até a delegacia da Polícia Civil para prestar esclarecimentos. Informou ainda que um processo administrativo será instaurado e que repudia qualquer ato de maus-tratos.
Confira a nota na íntegra:
A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte vem a público esclarecer à população o ocorrido na tarde de ontem após a divulgação de um vídeo nas redes sociais. O vídeo mostrava um servidor, identificado como José Alves Damaceno Júnior, Mecânico de Máquinas e veículos, lotado na Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Juazeiro do Norte - SEAGRI, supostamente abandonando dois cachorros em uma estrada na zona rural de Juazeiro do Norte, utilizando um veículo oficial caracterizado da secretaria.
Assim que o Grupamento Ambiental Metropolitano - GAM tomou conhecimento do incidente, agiu prontamente e localizou o servidor em questão. Ele foi conduzido à delegacia da Polícia Civil para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido. Ressaltamos que o servidor desempenha suas funções no serviço essencial de manutenção de abastecimento de água na zona rural de Juazeiro do Norte, o que justifica o uso do veículo oficial, mesmo em feriados, para atender a eventuais emergências.
Informamos à população que será instaurado um processo administrativo para apurar detalhadamente o caso, o qual se iniciará no próximo dia útil. A Prefeitura de Juazeiro do Norte reitera seu compromisso com o bem-estar animal e repudia qualquer ato de maus-tratos. Todas as medidas cabíveis serão adotadas para garantir que fatos como esse não se repitam, e que os responsáveis sejam devidamente responsabilizados, conforme a legislação vigente.
Por Raiana Lucas
Miséria.com.br
0 Comentários