Desenrola Brasil: prazo para renegociação de dívidas acaba nesta segunda-feira, 20
![]() |
| Foto: Reprodução |
A Faixa 1, iniciada em outubro de 2023, abrange dívidas que foram negativadas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022. Além disso, não devem ultrapassar o valor atualizado de cada dívida antes dos descontos do Programa, que é de R$ 20 mil.
O Desenrola possibilita acesso a descontos de, em média, 83% sobre o valor das dívidas. De acordo com o Ministério da Fazenda, o abatimento pode ultrapassar 965 do valor em débito, em alguma situações.
Vale destacar que estão incluídos débitos bancários e contas atrasadas, como de energia, água, telefonia e comércio varejista. Essas dívidas podem ser pagar em parcelas de até 60 vezes, com primeiro pagamento marcado para 60 dias posteriores a adesão, com juros de até 1,99% ao mês.
Envidados interessados devem acessar a plataforma oficial do Desenrola Brasil ou por meio do site da Serasa, da Caixa Econômica Federal, do Itaú e do Santander.
Por fim, a pasta destacou que é fake news a circulação de que o cidadão perderá benefício social ao aderir o Desenrola. Também não é verdade que a pessoa fica com o nome sujo nos sistemas do Banco Central.
O Relatório de Empréstimos e Financiamentos do sistema Registrato do Banco Central não é um cadastro restritivo. Ele exibe o extrato consolidado das dívidas bancárias, empréstimos e financiamentos, tanto do que está em dia quanto do que está em atraso. Isso permite que o cidadão acompanhe, em um só lugar, todo o seu histórico financeiro e se previna contra golpes", disse.
Assim, as dívidas que forem negociadas no Desenrola para pagamento parcelado vão aparecer no extrato emitido pelo Banco Central, assim como outras dívidas bancárias, para que possam ser acompanhadas somente pelo cidadão. Os bancos não acessam os relatórios das pessoas; eles conseguem ver apenas as informações consolidadas, quando o cidadão autoriza esse acesso", complementou.
Por Maurício Júnior
Miséria.com.br

0 Comentários