Banner - anuncie aqui

137 ocorrências

Santana do Cariri registra mais da metade dos focos de calor no Ceará em julho

Santana do Cariri - Foto: Reprodução/
Viaje na Chapada

Santana do Cariri, Araripe e Campos Sales, no Cariri, figuram entre os dez municípios com maior número de focos de calor registrados em julho no Ceará. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e foram consultados nesta terça-feira (29).

Até esta segunda-feira (28), Santana do Cariri liderava o ranking estadual com 137 focos – o que representa cerca de 86% de todos os registros no estado neste mês, que somaram 160 até a data. O número é quase o dobro do segundo colocado, Cascavel, com 72 ocorrências.

Já Araripe e Campos Sales, que também aparecem na lista dos dez municípios com mais registros, tiveram 39 e 36 focos, respectivamente.

Segundo a Funceme, os focos de calor são áreas com temperaturas elevadas e podem indicar queimadas ou incêndios. A ocorrência costuma aumentar no segundo semestre do ano, devido à combinação de vegetação seca, altas temperaturas, baixa umidade do ar e ventos fortes.

No último dia 23, a Funceme informou que o Ceará já registrou, em 2024, cerca de 7.166 focos de calor, número 5% superior ao contabilizado em 2023 no mesmo período.

Por Rogério Brito
Miséria.com.br

Postar um comentário

0 Comentários