Estudantes e movimentos sociais protestam contra aumento de passagens em Juazeiro do Norte
Com cartazes e palavras de ordem, os manifestantes classificaram a mobilização como uma ação reativa à medida adotada pela Viametro. Eles também defenderam o fim do monopólio do transporte público municipal em Juazeiro do Norte. Líder do movimento, a professora Sued Carvalho criticou o modelo atual e sugeriu a criação de uma empresa municipal de transporte público.
"A Viametro só consegue anualmente colocar o município contra a parede, exigindo subsídios cada vez maiores, porque tem o monopólio. Estamos aqui para propor uma empresa pública de transporte, que trate o transporte coletivo não como meio para o lucro, mas como uma forma de garantir o direito de ir e vir constitucional da população", disse.
A Viametro Cariri, concessionária responsável pelo transporte público de Juazeiro do Norte, anunciou um aumento de 107% nas tarifas, que passariam de R$ 3 para R$ 6,23. A empresa justificou o reajuste pela ausência de renovação do subsídio pago pela prefeitura.
O prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) disse ao Miséria nesta terça-feira (1º) ter visto com "estranheza" o aumento e afirmou que a Câmara Municipal deve votar ainda nesta semana o projeto que autoriza a manutenção do subsídio e do preço atual das passagens.
Por Rogério Brito
Miséria.com.br
0 Comentários