Mestre Espedito Seleiro é homenageado durante Arraiá de Nova Olinda
O artesão Mestre Espedito Seleiro foi homenageado pela quadrilha junina Império Nordestino, da cidade de Milagres, campeã do Arraiá de Nova Olinda. O evento foi realizado nos dias 4 e 5 de julho, no Ginásio Laurênio Alves Feitosa.
"Isso é muito bom, é muito gratificante pra gente, né? Porque não é tanto nem só pra mim, como também pras pessoas que brincam nas quadrilhas, que faz a festa de São João, esse pessoal mais novo que não entende o que é cultura. E se a gente não mostrar pra eles, amanhã depois, quando a gente viajar para outros lugares, aí ele não tem condição, nem sabe se manter, fazer a nossa cultura, que é desde o começo que descobriu o Brasil, que a gente mantém essa cultura", afirmou Espedito Seleiro em entrevista ao Portal Miséria.
Com bom humor, o mestre comentou sobre sua participação no evento. "É, porque já de uma coisa que eles me oferecem, essas homenagens, eu tenho que ir participar, porque se eu não for, também é covardia demais, né?", disse, entre risos.
Nesta edição, o Festival de Quadrilhas de Nova Olinda também prestou homenagem ao artista. Segundo Yanna Nayra, secretária de Cultura, Esporte e Turismo do município, a escolha de Seleiro é uma forma de valorizar e reafirmar a identidade do povo sertanejo. "O sertão cabe inteiro num abraço, revestido de couro, forró e esperança. Espedito aprendeu o ofício com o pai, recriou técnicas antigas e deu novas cores aos símbolos da vida do sertão", declarou.
Mestre Espedito transforma o couro em arte, por meio de arabescos coloridos que se materializam em peças únicas. Sua produção inclui vestimentas tradicionais de vaqueiros, como selas e gibões, além de bolsas, sandálias, figurinos, móveis e outros acessórios.
Miséria.com.br
0 Comentários