Jornal francês produz reportagem inédita sobre fósseis do Araripe
![]() |
Foto: Reprodução/Google Locais |
O jornal francês Le Monde está produzindo uma reportagem inédita sobre os fósseis da Chapada do Araripe. O trabalho é conduzido pelo repórter Bruno Meyerfeld, que esteve recentemente no Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, da Universidade Regional do Cariri (Urca), em Santana do Cariri.
A maior repatriação de fósseis da história do Brasil, em volume, ocorreu em dezembro de 2023, vinda da França. Foram 998 peças, somando 2,5 toneladas de material, recebidas pelo museu em Santana do Cariri. Em julho deste ano, 40 exemplares desse acervo foram doados ao Museu Nacional, no Rio de Janeiro, que está em processo de reconstrução após o incêndio de 2018.
O retorno dos fósseis foi resultado de articulação entre a Embaixada do Brasil, por meio do Itamaraty, o Governo do Ceará, embaixadas de países europeus, Polícia Federal e Ministério Público Federal. Nos últimos dois anos, a Urca recebeu fósseis de diferentes países da Europa, que hoje estão sob a salvaguarda do Museu de Paleontologia.
No Cariri, Meyerfeld foi recepcionado pelo prefeito de Santana do Cariri, Samuel Cidade, além de diretores da universidade e do museu. Segundo a Urca, a reportagem também trará uma abordagem sobre a região do Cariri.
Por Rogério Brito
Miséria.com.br
0 Comentários