Banner - anuncie aqui

Entrevista

Metanol: Vigilância Sanitária vai intensificar fiscalização em bares de Juazeiro do Norte, diz coordenador

Foto: Reprodução

O coordenador da Vigilância Sanitária de Juazeiro do Norte, Everton Soares, afirmou que o órgão está intensificando as ações de fiscalização e orientação junto ao comércio local para evitar que casos de intoxicação por metanol, registrados em outros estados, cheguem ao município. Em entrevista ao Miséria, ele detalhou as medidas preventivas que estão sendo adotadas.

“A Vigilância já vem desenvolvendo algumas estratégias para poder justamente atingir o comércio local e evitar que esses casos venham para cá ou que sejam importados para a nossa cidade. As fiscalizações serão intensificadas a partir dessa semana, para que a gente possa minimizar os riscos e os danos à saúde da população de Juazeiro do Norte”, afirmou.

Segundo Everton, a operação abrangerá bares, restaurantes, pit stops, grandes supermercados e pequenos mercados de bairro. O objetivo é orientar os proprietários a adquirirem bebidas apenas de distribuidores oficiais e manterem notas fiscais que comprovem a procedência dos produtos.

“Para que a gente possa orientar o proprietário, que ele consiga sempre as bebidas de forma lícita com nota fiscal. Procure distribuidores que possuem alvará sanitário, para que dê segurança à população e ele possa vender à população local sem nenhum risco”, explicou.

O coordenador também fez um alerta à população sobre a importância de denunciar locais suspeitos de comercializar ou produzir bebidas falsificadas. “Se a população souber de algum local que esteja produzindo bebida falsificada, denuncie à vigilância, às autoridades policiais, para que a gente possa fazer investigação e a apreensão dessas bebidas”, orientou.

Everton explicou ainda que que, caso um paciente apresente suspeita de intoxicação, as unidades de saúde deverão notificar a Vigilância Sanitária, que fará a investigação e a apreensão das bebidas envolvidas. Ele ainda chamou atenção para os sintomas de intoxicação por metanol, que podem surgir após o consumo.

“A gente orienta que aquelas pessoas que vão consumir a bebida alcoólica prestem atenção nos sintomas posteriores à ingestão. Uma dor de cabeça mais acentuada, dores gástricas, abdominais, tontura, perda da visão, podendo chegar até a cegueira. São pontos cruciais e quanto mais rápido identificar esses sintomas mais agressivos, procurar a unidade de saúde”, alertou.

Até o momento, não há registros de contaminação por metanol em Juazeiro do Norte ou na região do Cariri. Os casos mais recentes foram registrados nos estados de São Paulo, Pernambuco e Bahia.

Por Rogério Brito
Miséria.com.br

Postar um comentário

0 Comentários