Museu Orgânico em homenagem ao Mestre Mozinho será inaugurado em Brejo Santo
Nesta quinta-feira (13), mais um Museu Orgânico do Sesc será inaugurado na região do Cariri. Desta vez, o espaço homenageia o escultor Francisco Graciano Cardoso, também conhecido como Mozinho dos Bonecos, reconhecido por sua habilidade em esculpir a madeira bruta e transformá-la em arte. O museu fica no Sítio Pocinho, próximo à Capela Mãe Rainha, em Brejo Santo.Com a inauguração, o local passa a integrar a Rede de Museus Orgânicos do Sistema FeComércio, que contará com 26 espaços dedicados à valorização de mestres e mestras da cultura popular, transformando suas casas, oficinas e locais de criação em espaços vivos de memória e saber.
Arte de Mestre Mozinho. Foto: Reprodução / Mapa Cultural do Ceará.Sobre Francisco Graciano
Mestre Mozinho nasceu em 9 de abril de 1965, em Juazeiro do Norte. Caçula de sete filhos, saiu de casa aos sete anos para morar com a irmã em uma fazenda em Brejo Santo. Durante muitos anos, trabalhou como agricultor, até que iniciou o ofício com a madeira, fazendo gamelas e pilões. Em seguida, passou a produzir peças de artesanato.
De acordo com informações disponibilizadas no Mapa Cultura do Ceará, um dia o escultor andava pelo mato em busca de lenha, até que encontrou galhos de imburana e decidiu experimentar entalhar um casal.
Após fazer a obra, solicitou ao irmão que mostrasse as peças ao mestre Noza. Com o dinheiro recebido pelas primeiras obras, cresceu o desejo de seguir sendo artesão.
Na madeira, a assinatura de Francisco Graciano está em animais, santos, bandas cabaçais e casais, todos com cores vibrantes, marcadas pela arte naïf, em geral, tida como sinônimo de arte ingênua, original e/ou instintiva.
Por Bruna Santos
Miséria.com.br

0 Comentários