Aluna da UFCA mapeia povos indígenas com auxílio do Google Earth e ganha prêmio
Uma aluna da Universidade Federal do Cariri (UFCA) mapeou caminhos e territórios indígenas com auxílio do Google Earth, uma ferramenta digital que permite explorar o planeta por meio de imagens. O trabalho integra o projeto Terras e Memórias Vivas: caminhos indígenas pelo Google Earth, desenvolvido por Carla Maria Rodrigues, estudante da graduação EaD em Produção Multimídia da instituição.A iniciativa foi uma das premiadas na 2ª Mostra Educativa do Museu da Pessoa, cujo resultado foi divulgado no último dia 4 de dezembro de 2025. A edição teve como tema Vidas Indígenas e buscou valorizar histórias de pessoas e comunidades indígenas presentes no acervo do museu. Ao todo, foram selecionados 11 materiais educativos, com prêmios de até R$ 4 mil, anunciados no canal oficial do Museu da Pessoa no YouTube.
Premiado na categoria No Digital, o projeto utiliza dados de povos indígenas registrados no acervo do Museu da Pessoa e os organiza em um roteiro interativo on-line, criado a partir do Google Earth. A ferramenta permite a exploração do planeta por imagens de satélite, mapas, terrenos e construções em 3D, além da criação de mapas personalizados recurso utilizado no trabalho desenvolvido pela estudante.
O projeto tem como coautora Nélida Alves Hoepers, mestre em Educação pela Universidade da Região de Joinville (Univille). Na mesma categoria, também foi premiado o trabalho Jovens indígenas e a conexão dos saberes, de Elina Gomes Ribeiro Guajajara, de Goiânia (GO).
Museu da Pessoa
Criado em 1991 pela historiadora Karen Worcman, o Museu da Pessoa é um ambiente virtual e colaborativo dedicado ao registro de histórias de vida. Segundo a organização, sua missão é transformar a história de vida de toda e qualquer pessoa em patrimônio da humanidade. Atualmente, o acervo reúne mais de 19 mil histórias e cerca de 60 mil fotografias e documentos digitalizados, disponibilizados gratuitamente.
Por Rogério Brito
Miséria.com.br

0 Comentários