"Vai pagar um preço muito alto": Trump ameaça Delcy Rodríguez após nomeação como presidente interina da Venezuela
Neste domingo (4), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um alerta à vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, em entrevista à revista The Atlantic: "Se ela não fizer o que é certo, vai pagar um preço muito alto, provavelmente maior do que o próprio Maduro". A declaração ocorre após o Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela (TSJ, na sigla em espanhol) determinar que a vice-presidente executiva assuma a presidência interina do país.A decisão do TSJ foi tomada no último sábado (3), horas depois da captura do presidente Nicolás Maduro e de sua transferência para os Estados Unidos em uma operação militar. Com a medida, que entrou em vigor imediatamente, Delcy Rodríguez se tornou a primeira mulher a comandar o Executivo na história do país.
Em contrapartida à decisão do Judiciário venezuelano, Trump defendeu a implementação de uma "mudança de regime" no país sul-americano: "Sabe, reconstruir e mudar o regime, chame como quiser, é melhor do que a situação atual. Não pode piorar", afirmou.
De acordo com a Constituição venezuelana, o mandato interino terá duração inicial de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais três meses mediante decisão do parlamento. O TSJ justificou a nomeação diante da "ausência forçada" de Maduro, descrita na decisão como um sequestro. "O objetivo é garantir a continuidade administrativa do Estado e a defesa da Nação", afirma o texto.
Por Aysha Quezado
Miséria.com.br
0 Comentários