Banner - anuncie aqui

Mulheres assassinadas

 Exclusivo! Ano terminou com 32 mulheres mortas no Cariri, sendo 37% em Juazeiro

Dayane, Desidéria, Márcia e Maria do Socorro foram assassinadas em Juazeiro, enquanto Janiele, Leleca e Nayara terminaram mortas em Lavras da Mangabeira e Samires em Milagres (Reprodução)

Em 08/02/2021 às 06:00
No ano passado 12 mulheres foram assassinadas em Juazeiro ou 37,5% em relação ao total de 32 homicídios contra pessoas do sexo feminino no Cariri, significando mais que os 31% na comparação com 2019. Os crimes ocorreram nos bairros São José, Romeirão e Franciscanos com dois cada e os demais no Triângulo, João Cabral, Novo Juazeiro, Campo Alegre, Aeroporto e Tiradentes. Após Juazeiro vem: Lavras da Mangabeira (05), Crato (03), Barbalha (02) e as demais em Várzea Alegre, Missão Velha, Penaforte, Mauriti, Porteiras, Assaré, Campos Sales, Jati, Milagres e Salitre.

Em 2019 foram assassinadas no Cariri 13 mulheres contra 32 no ano passado representando 146% a mais. Segundo levantamento feito pelo Site Miséria, a grande maioria dos crimes tem relação direta com ciúmes. Já segundo a faixa etária, uma menor de 13 anos foi assassinada ano passado em Várzea Alegre no Cariri a exemplo do que ocorreu em 2019 quando uma criança de 10 anos foi morta por uma bala perdida na zona rural de Brejo Santo.

Enquanto isso, 11 situadas numa faixa etária de 18 a 30 anos foram assassinadas (34,3%), significando bem mais na comparação com o ano imediatamente anterior quando tivemos quatro mortas, porém um percentual menor de 30,7% em 2019. Enquanto isso, acima de 30 anos, foram 19 (59%) em 2020 ou 11 a mais comparando com o ano anterior quando oito mulheres foram mortas significando 61% nessa faixa etária.

As formas foram as mais diversificadas sendo 18 com armas de fogo (56%), outras 11 a facadas (34,3%) e as demais por asfixia, espancamentos e uma causa desconhecida de uma mulher encontrada numa cova rasa em Crato. No Cariri, mulheres foram mortas em 14 cidades, sendo 4 nos meses de janeiro, junho e outubro, três nos meses de fevereiro, julho e agosto; duas nos meses de novembro e dezembro e uma nos meses de março, abril e setembro.

Do total de 137 homicídios durante 2020 em Juazeiro do Norte foram 125 homens e 12 mulheres representando 8,75% do sexo feminino ou um pouco mais que os 5,47% registrados em 2019 nessa mesma comparação. Confira abaixo a relação de todas as mulheres assassinadas no decorrer do ano passado na região do Cariri:

JANEIRO 04

05/01/20 - Sheila Cristina Lima Lins, de 34 anos, que residia na Rua Engenheiro José Onofre Marques (São José) em Juazeiro do Norte teve o corpo encontrado despido no quarto de sua casa o qual apresentava perfurações à faca e as mãos amarradas com sinais de violência sexual. Ela estava grávida de cinco meses, teve a casa invadida e foi morta na presença de um filho autista de 5 anos já que seu marido, Cícero Aderlanio de Sousa Batista, se encontrava em viagem. No dia 14 de janeiro a polícia prendeu Francisco John Nogueira dos Santos, de 18 anos, que confessou o crime, estava com o celular da vítima e o punhal supostamente usado no crime, além de seu irmão de 14 anos e Leandro Cardoso dos Santos, de 24 anos.

14/01/20 - Nayara Kelly do Nascimento Lima, de 18 anos, que residiu no bairro Prado em Cedro e estava morando na casa do avô em Lavras da Mangabeira, foi morta a tiros por dois homens numa moto quando bebia com uma amiga em um trailer no Parque do Povo. Ela era usuária de drogas e, momentos antes, tinha sido agredida pelo namorado Wesley Davidson Pereira, de 19 anos, o “Buiu”. Além disso era ameaçada de morte por conta de dívidas com drogas.

25/01/20 - Dayane da Silva Mascarenhas, de 30 anos, que residia na Rua Izaias Nunes de Mendonça (São José) em Juazeiro do Norte, teve sua casa invadida e foi morta com cerca de 10 tiros de escopeta enquanto dormia. Ela era tornozelada e tinha várias passagens pela polícia em Crato e Juazeiro em virtude de crimes de furtos, contravenção penal, arrombamento, ameaças, tráfico de drogas, resistência à prisão e já tinha sido vítima de violência doméstica.

25/01/20 - Damiana Samara Apolinário da Silva, de 28 anos, que residia na Rua 31 de Março (Triangulo) em Juazeiro do Norte, foi morta a golpes de faca quando bebia com uma amiga na calçada da casa dela, na Rua José Inácio Gomes daquele bairro, a qual saiu lesionada. A mesma discutiu com um homem que ali estava e este sacou a faca desfechando os golpes para, em seguida, fugir acompanhado de uma mulher. Damiana era testemunha de dois crimes de lesões corporais em Crato.

FEVEREIRO (03)

12/02/2020 - Lindiene da Silva Furtado, de 13 anos, que residia no Sítio Correntinho na zona rural de Barbalha, foi morta a tiros e o corpo encontrado em um matagal na localidade denominada Baixio do Exu perto do bairro Zezinho Costa em Várzea Alegre. Em outubro de 2019 ela foi vítima de lesão corporal juntamente com sua mãe, Maria Ducilene da Silva Furtado, de 42 anos, praticadas por Jose Lindmar Furtado, de 49 anos. A mesma tinha gravado um vídeo e divulgado nas redes sociais anunciando sua saída da facção criminosa GDE.

19/02/20 - Ana Paula Nogueira Ventura, de 38 anos, que residia na Rua Engenheiro José Onofre Marques (São José) em Juazeiro do Norte, foi morta a tiros na Rua José de Alencar (João Cabral) a qual se queixava de ameaças de morte. Ele era mãe de John Nogueira dos Santos, de 18 anos, e um menor de 14 anos, acusados do estupro e assassinato de Sheila Cristina Lima Lins, de 34 anos, no dia 5 de janeiro na rua em que moravam.

26/02/20 - Deisidéria Nascimento Gomes, de 21 anos, foi morta a faca pelo companheiro o tratorista Cícero Fernandes Januário, de 23 anos, no quintal da residência do casal, na Rua Vicência Maria Feitosa (Novo Juazeiro) em Juazeiro do Norte, na frente do filho de 1 ano e 8 meses e a irmã da vítima de apenas oito anos. O relacionamento do casal era conflituoso por conta de ciúmes e Cícero foi preso pouco tempo após o crime de feminicídio.

MARÇO (01)

29/03/20 - Maria Rejane dos Santos, de 41 anos, foi morta a tiros dentro de sua casa na Rua Professora Vaneida Soares (Campo Alegre) em Juazeiro do Norte por dois homens que ali chegaram numa moto. Ela usava tornozeleira eletrônica e respondia procedimentos por crimes de tráfico de drogas, receptação e desacato.

ABRIL (01)

08/04/20 – Débora Nascimento Santos, de 21 anos, que residia na Rua Francisco Samuel Saraiva (Aeroporto) em Juazeiro do Norte, foi morta a tiros por dois homens numa moto no cruzamento das ruas Sebastião Palmeira e Ministro Colombo de Sousa daquele bairro. Foi um caso de duplo homicídio que incluiu o seu esposo e ajudante de pedreiro Cícero da Silva Nascimento, de 24 anos, o "Janim", o qual era testemunha de um homicídio. Ela deve ter sido queima de arquivo, estava com um filho de 2 anos, que não foi atingido e se ajoelhou aos pés dos assassinos implorando para não serem mortos.

MAIO (04)

01/05/20 – Luzia Antonia Bezerra, de 79 anos, a “Meiota”, foi encontrada morta por asfixia na sua casa no Distrito de Quitaius em Lavras da Mangabeira. O crime teria sido praticado por uma travesti a qual foi presa e, depois, ganhou liberdade.

09/05/20 – Maria Elizabete dos Santos, de 34 anos, que residia no Distrito de Missão Nova em Missão Velha, foi morta com quatro facadas pelo próprio primo o agricultor Pedro Lima dos Santos, de 41 anos. Ele ateou ainda fogo numa moto que atingiu parte da casa, cujas chamas foram contidas por vizinhos que retiraram Pedro do imóvel com queimaduras num dos braços. O mesmo apanhou uma faca e lesionou o pescoço, sendo atendido e preso no Hospital São Vicente de Barbalha. Os dois teriam se desentendido por conta de um benefício do INSS.

21/05/20 – Maria da Glória Pereira Machado, de 33 anos, a "Leleca" que residia no Bairro Nova Cidade em Lavras da Mangabeira, foi morta a tiros dentro de casa e o seu companheiro saiu baleado. Os dois já foram presos para responder por crime de tráfico de drogas e Aparecido Júnior de Souza Alves, de 30 anos, usa tornozeleira eletrônica desde que deixou a cadeia pública de Juazeiro.

28/05/20 – Cícera Amaroto da Silva Velozo, de 38 anos, a “Márcia” que residia na Rua do Ancião (Tiradentes) em Juazeiro do Norte, foi morta a tiros dentro de um carro de aluguel por aplicativo quando chegava em casa procedente de um supermercado. O suspeito é o seu ex-companheiro Alberlan Rocha Silva, o “Negão da Bros”, que tem várias passagens pela polícia e foi preso negando envolvimento no crime.

JUNHO (04)

02/06/20 - Janiele Sousa Rodrigues, de 25 anos, que residia na Rua Maria Zilda (Bairro Vila Bancária) em Lavras da Mangabeira, seguia para sua casa quando foi executada a tiros. O crime aconteceu na Rua José Gonçalves perto da Secretaria Municipal de Saúde no mesmo bairro, sendo que a mesma era usuária de drogas e tinha separado recentemente do seu companheiro.

06/06/20 – Carla Alakiana Pereira da Silva, de 34 anos, que residia na Rua Monsenhor Alcântara no centro de Penaforte e era garota de programa, foi morta a golpes de faca por Sávio Ferreira Lima, de 58 anos, o “Salvo” dentro da casa dele na Rua Vitória Novais no centro da cidade o qual fugiu. Ele já responde por porte de faca.

19/06/20 - Ana Paula Rosendo Pereira, de 26 anos, que residia na Rua Senhorinha Férrer (Bairro Boa Vista) em Lavras da Mangabeira, foi morta a tiros enquanto dormia ao lado do seu bebê que não foi atingido. Já o marido Edigler Jaime dos Santos, de 31 anos, saiu baleado. Ela respondia procedimento por crime de tráfico de drogas.

27/06/20 - Roberta Oliveira Barbosa, de 28 anos, que morava na Rua Maria Erimita Sampaio perto do INSS no centro de Mauriti, foi morta a facadas ao reagir a uma tentativa de estupro. O autor foi o gari João Soares Chagas, de 52 anos, que tinha um relacionamento com a mãe dela a qual reside na zona rural de Mauriti. Ele fugiu por um matagal próximo, mas foi preso pouco tempo depois.

JULHO (03)

09/07/20 - Maria do Socorro da Silva, de 42 anos, que residia na Rua Joaquim de Souza Meneses (Romeirão) em Juazeiro do Norte, foi morta a tiros por dois homens numa moto na Avenida Castelo Branco em frente ao Romeirão num duplo homicídio quando o seu filho Rafael da Silva Santos, de 14 anos, o "Dentinho", também foi morto momentos após pegá-lo na delegacia. Outro filho no caso Geovane da Silva Santos, de 20 anos, residente no bairro do Horto, saiu baleado. Ela respondeu procedimento como suspeita do homicídio contra seu próprio filho de 1 anos e três meses.

20/07/20 – Maria Augusta dos Santos, de 72 anos, que residia na Rua Nossa Senhora de Fátima no Sítio Palmeirinha dos Britos (Distrito de Ponta da Serra) em Crato morreu no Hospital Regional do Cariri (HRC) em Juazeiro. Ela foi vítima de espancamentos em casa no dia 10 de julho por seu ex-genro Francieudo de Sousa Brito, de 40 anos, o qual foi preso no dia 27 de agosto.

28/07/20 – Giselle Angélica Ferreira da Silva, de 37 anos, que residia na Avenida Salgueiro (Romeirão) em Juazeiro do Norte, foi morta a golpes de faca por seu companheiro Josirlan Soares Tavares, de 34 anos, na Avenida Castelo Branco perto do Romeirão o qual foi preso. Ela respondia por crimes de furtos, tráfico de drogas, ameaça, receptação, danos e contravenção penal, enquanto o acusado usa tornozeleira eletrônica e reponde por violência doméstica.

AGOSTO (03)

12/08/20 - Francisca Etelvina da Silva, de 57 anos, que residia na Rua São Benedito (Franciscanos) em Juazeiro do Norte, foi baleada dentro de casa por dois homens que ali chegaram numa moto ao tentar defender o filho Mateus Inácio da Silva, de 18 anos o "Homem Aranha", que conseguiu fugir. Ela ainda foi socorrida para receber atendimento na UPA Limoeiro, mas já chegou sem vida. No dia 22 de setembro Isleno Garcias Lima da Silva, de 18 anos, o “Xuxinha”, foi preso em Santos (SP), e, no dia 06 de outubro, Izaquiel Bezerra da Silva, de 21 anos, foi preso em Juazeiro.

16/08/20 - Gizele Aparecida Benjamim da Silva, de 37 anos, que residia no Sítio Cabeceiras (Distrito de Arajara) na zona rural de Barbalha, foi morta a golpes de faca desfechados pelo seu companheiro José Tarciélio dos Santos, que fugiu. O crime de feminicídio aconteceu na residência do casal no e ela morreu no banheiro de casa para onde correu tentado se refugiar.

31/08/20 – Maria Lúcia de Souza, de 42 anos, que residia na Avenida São Joaquim (Bairro Bela Vista) em Barbalha, foi morta a tiros dentro de casa por dois homens que chegaram numa moto. Um homem que estava no imóvel com a mesma saiu baleado e foi socorrido ao hospital. No dia 7 de março o filho dela Fábio Vinicius de Souza Santos, de 20 anos, que tinha envolvimento com o tráfico de drogas, morreu no hospital 12 dias após ser baleado numa festa de carnaval em frente ao Parque da Cidade.

SETEMBRO (01)

20/09/20 – Rosiane de Oliveira, de 33 anos, agricultora que residia no Sítio Muquem em Porteiras, teve o corpo encontrado com várias perfurações à faca num matagal às margens da estrada de acesso à localidade onde morava. Ela saíra de casa na sexta-feira e não mais retornou quando familiares e amigos se puseram à procurar.

OUTUBRO (04)

04/10/20 – O corpo de uma mulher jamais identificada e sepultada como indigente foi encontrado numa cova rasa revirada por animais no Sítio Barreiro Grande na área do Distrito de Belmonte na zona rural de Crato. Perto do cadáver estavam uma calcinha, sutiã e um crachá ilegível e sem foto de uma empresa de transportes coletivos.

12/10/20 – Antonia Sara da Silva Pereira, de 23 anos, que residia na Rua Murilo Brilhante (Bairro Populares) em Assaré, teve o corpo encontrado no canteiro de obras de um posto de combustível em construção no bairro Coruja apresentando lesões à faca. Ela tinha saído de casa na noite anterior para se encontrar com amigos e não retornou, existindo informações que teria se desligado do grupo por volta de uma hora da madrugada avisando que iria para casa. Horas depois a polícia prendeu como principal acusado Antonio Caetano da Silva, de 23 anos, apelidado por “Val”.

17/10/20 – Antonia de Assis de Alencar Silva, de 75 anos, que morava sozinha numa casa no Sítio Inharé em Campos Sales, foi morta a tiros dentro do imóvel por dois homens que fugiram numa moto. A suspeita é de um crime de pistolagem motivado por conflitos relacionados com herança e a vítima já tinha sofrido ameaças.

31/10/20 – Maria de Fátima Gomes Ramos, de 69 anos, que residia na Avenida Humberto de Alcântara (Centro) em Jati, foi morta a facadas na calçada de casa momentos após o acusado matar o seu esposo Severino dos Ramos, de 68 anos, o “Ramim”, na cozinha. O acusado José Borges de Lima, de 21 anos, o "Cabecinha" que mora na mesma via, teria buscado refúgio na residência do casal após assassinar ali perto o vaqueiro João Paulo Barbosa, de 35 anos, que dormia numa rede. Ele foi preso no dia 3 de janeiro de 2021

NOVEMBRO (02)

10/11/20 - Cícera Samiris dos Santos Souza, de 29 anos, que residia num apartamento na Rua José Esmeraldo da Silva no centro de Milagres, foi morta a tiros pelo ex-namorado Hélio Adelino da Silva, de 33 anos, residente na Rua Pinto Madeira, igualmente no centro, que tentava reatar o namoro. O crime aconteceu no interior da Ótica Cristal na Rua Padre Mizael Gomes no centro de Milagres e o mesmo fugiu no seu carro que abandonou, mas foi preso dois dias depois.

18/11/20 - Ericlene dos Santos, de 18 anos, que residia na Rua do Limoeiro perto do cruzamento com a Epitácio Pessoa (Franciscanos) em Juazeiro do Norte, foi morta a tiros na calçada de sua casa e uma pessoa saiu baleada. Ela estava grávida e o crime é atribuído ao seu ex-namorado que fugiu numa moto.

DEZEMBRO (02)

26/12/20 – Maria Nelvani da Silva, de 43 anos, que passou a residir noutra cidade após separar do marido há um ano, estava revendo familiares na casa do padrasto no Sítio Barreiros em Salitre quando chegou na sua moto o ex-marido e agricultor Fernando José da Silva, de 50 anos, morador do lugar e com quem teve três filhos. Ao vê-lo, Nelvani correu enquanto Fernando desceu da moto e perseguiu a mesma por dentro da casa matando-a a tiros na cabeça e fugiu por um matagal abandonado a moto.

27/12/20 – Antonia Iolanda Bacurau do Nascimento, de 50 anos, que residia na Rua DH do bairro Gizélia Pinheiro em Crato, morreu ao ser atingida na cabeça por bala perdida. Ela estava em casa quando duas pessoas armadas perseguiam Charles Alves da Silva, de 24 anos, residente no bairro Seminário e acusado do tráfico de drogas o qual invadiu a residência dela para tentar escapar da linha de tiros. Iolanda saiu baleada na cabeça e Charles no braço e axila, sendo o rapaz socorrido ao Hospital Regional do Cariri em Juazeiro. No dia seguinte a polícia de Crato prendeu Jardeu Nogueira da Silva, de 21 anos, como um dos suspeitos.

Por Demontier Tenório
Miséria.com.br

Postar um comentário

0 Comentários