Em Barbalha, palestra ritual debate presença feminina no som dos tambores

Foto: Adeloya Magnoni
Em 02/03/2022 às 09:00
A pesquisadora, produtora cultural e artista interdisciplinar Sanara Rocha realiza às 17 deste sábado (5), uma palestra ritual que debate a presença feminina no som dos tambores. A atividade é gratuita e acontece no Terreiro Arte e Tradição, no Sítio Santo Antônio, em Barbalha.
O projeto faz parte do Laboratório de Teatro da Escola Porto Iracema das Artes, Instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).
Com o título Entre peles, ossos e sangue: a memória escavada no som do tambor, o evento tem como proposta um momento de socialização e partilha de saberes teóricos e práticos, através de uma uma oficina percussiva.
De acordo com a Secult, o encontro contribui para a reterritorialização de dados históricos acerca da presença feminina nos tambores, além de problematizar esse apagamento como um dos desdobramentos das políticas patriarcais.
"Meu desejo é propor uma partilha teórica, poética e percussiva que restitui a memória feminina no tambor e o poder simbólico que tais presenças agenciam o devido lugar de valor, afirma Sanara.
Além da ação pública, Sanara Rocha realiza, entre os dias 3 e 8 de março, a tutoria com o projeto Incêndios da alma: sobre mulheres devotas de si, das artistas Suzana Carneiro, Alda Maria e Mestra Socorro Alexandre, integrantes do Laboratório de Teatro da Escola.
Por Yanne Vieira
Miséria.com.br
0 Comentários