Vereadores repudiam declarações de presidente da Câmara de Jucás sobre tratamento de autista
Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Dir
eitos das Pessoas com TEA irá apresentar moção de repúdio contra a conduta do parlamentar cearense.
Durante o pequeno Expediente da sessão plenária desta quarta-feira, 20, parlamentares utilizaram a tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza para repudiar e pedir providência sobre as declarações do presidente da Câmara Municipal de Jucás, Eúde Lucas, em que o autismo no tempo em que era criança se “curava” com peia. A situação foi destacada pelo presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, vereador Márcio Martins (SD), que classificou a fala como criminosa e desumana.

O vereador Professor Enilson (Cidadania), pai de autista, repudiou a fala do presidente da Câmara Municipal de Jucás e que não poderia se calar diante de uma fala. O parlamentar falou do papel do vereador em defesa de direitos e que espera uma resposta nas urnas diante das declarações. “O senhor não merece a cadeira que ocupa, quero aqui propor uma moção de repúdio ao vereador”, declarou.

“A fala dele e a dor é a de todos os pais e mães atípicos quando ver um absurdo desse, enquanto todos dias acordamos em busca de melhorias nas políticas públicas. Iremos passar com um requerimento de moção de repúdio a fala desastrosa, criminosa e desumana”, destacou Márcio Martins. O parlamentar falou ainda de projetos defendido por Eúde Lucas voltados para a causa autista, atentando para a banalização do tema, trazendo para a cena da luta por direitos de autista pessoas sem compromisso com os interesses da população. “Espero que seus pares tenham a coragem de tomar a atitude correta diante da sua conduta, mas se eles não o fizerem, que o povo lhe der as respostas merecidas no pleito que se aproxima em 2024”.

O vereador Lúcio Bruno (PDT) reforçou o debate sobre a fala do parlamentar do município de Jucás pedindo a cassação do mandato de Eúde Lucas. “Temos que cobrar que o parlamento de Jucás casse o mandato desse vereador”, atentou. O parlamentar falou ainda da situação dos paciente com diabetes tipo I, que mesmo com ações judiciais deferidas, não estão recebendo os insumos da Secretaria de Saúde do Estado. A situação foi tratada em audiência com o Ministério Público, representantes de pacientes, vereador Lúcio Bruno e procurador da Sesa, resultando no compromisso do órgão do Estado no cumprimento das decisões judiciais.

Na temática da Saúde, o vereador Paulo Martins (PDT) falou sobre a aprovação do Piso Salarial da Enfermagem, que contou com o diálogo entre parlamentares e categorias na efetivação de direitos aos profissionais. “Reconhecer os esforços das categorias, conselhos de classe e os sindicatos. Aqui na Câmara Municipal, as comissões que trabalharam nesses sentindo, os vereadores que apresentaram emendas e contribuíram para aperfeiçoar esse projeto que chegou do município, e o prefeito Sarto que sempre se dispôs a pagar o piso. Um momento de celebrar e reconhecer todo os esforços desses profissionais que testemunhamos durante a toda pandemia”.

O vereador Ronivaldo Maia utilizando a tribuna comemorou o retorno do programa Rádio Livre, da Rádio Universitária da UFC, comandado pelo professor Nonato Lima, tendo como entrevistado o reitor da instituição, professor Custódio. O parlamentar celebrou a nova fase da instituição que atualmente é coordenada por um gestor que representa o universo acadêmico e comprometido com os interesses da educação.

Falando sobre a fala do presidente Lula na assembleia da ONU, o vereador Júlio Brizzi (PDT) ressaltou o momento vivido pelo Brasil na integração com diversos países. “Estamos felizes e empolgados porque o Brasil está de volta para as discussões sobre a fome, pobreza e erradicação de doenças. O Lula é o representante do principal país da América do Sul, sendo escolhido o presidente do G20, e que vai se refletir no aumento do fundo de proteção da Amazônia. Aos poucos estamos retornando os programas, discutindo investimentos pois precisamos olhar para o povo que voltou a ser ouvido”, destacou.

A vereadora Adriana Nossa Cara (PSOL), situação da Escola Municipal José Moreira Leitão, que em visita técnica realizada na instituição identificou diversas irregularidades estruturais. A parlamentar destacou que a demanda pela reforma da unidade resultou na apresentação de um projeto de indicação. “Nós queremos que a Prefeitura de Fortaleza cumpra o TAC firmado com Ministério Público em 2018”.
Foto: Érika Fonseca
0 Comentários