Banner - anuncie aqui

No Senado

Invasão e apropriação de perfil em rede social pode se tornar crime, projeto avança no Senado

FOTO: Reprodução

Foi aprovado nesta terça-feira, 10, pela Comissão de Defesa da Democracia (CDD), o projeto de lei (PL) de número 4.400/2021 que criminaliza e prevê punição para casos de invasão de dispositivo informático de uso alheio, que esteja conectado ou não à internet, sem autorização expressa do usuário do dispositivo. O texto também prevê punições para casos de apropriação de conta em rede social, bem como a extorsão para devolução do acesso ao perfil.

Desenvolvido pela senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB), o PL foi aprovado com duas emendas apresentadas pelo senador Weverton (PDT-MA), relator da matéria, que altera os artigos 154-A e 160-A do Código Penal (Decreto-Lei 2.848, de 1940), e o texto agora segue para debate e aprovação da Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD).

De acordo com a Agência Senado, canal oficial de informação do Parlamento, estará sujeito as mesmas penas quem produzir, oferecer, distribuir, vender ou difundir dispositivo ou programa de computador com o intuito de permitir a prática dessas condutas.

Também nesta terça-feira, a  comissão adiou a votação de outros dois projetos: o PL 651/2022, do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), que dispõe sobre a tipificação criminal de delitos digitais; e o PL 3.916/2024, do senador Ciro Nogueira (PP-PI), que pune os responsáveis por pesquisas eleitorais realizadas nos sete dias antes das eleições que apresentem previsões muito diferentes dos resultados verificados nas urnas.

Por Evellen Rodrigues
Miséria.com.br

Postar um comentário

0 Comentários