Com cerca de 400 fósseis, exposição "Pedras do Araripe" estreia neste sábado (19) no Centro Cultural do Cariri
Foto: Samuel Macedo.
Mais de 400 fósseis do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens fazem parte da exposição "Pedras do Araripe", realizada pelo Centro Cultural do Cariri, na cidade do Crato. Buscando atravessar o passado e o presente e celebrar a riqueza da Chapada do Araripe para a história do planeta, a abertura acontece neste sábado (19), às 17h, no Bosque e Galeria 03 do equipamento.
Entre os fósseis que integram a mostra estão os de insetos, plantas, aracnídeos, crustáceos, moluscos, peixes, tartarugas, sapos, crocodilos, além de exemplares de pterossauros e dinossauros. Entre eles, estão os famosos fósseis repatriados Ubirajara jubatus e Neoproscinetes penalvai.
Nas camadas da Bacia do Araripe, são conhecidos mais de 30 pterossauros, 6 dinossauros, dezenas de vegetais e centenas de insetos, camarões, aranhas e escorpiões dos quais alguns só se conhecem por terem ficado aqui fossilizados, afirma Alysson Pontes, diretor do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em seu texto curatorial.
Para Rosely Nakagawa, diretora do Centro Cultural do Cariri, a exposição é um resgate e celebra as recentes conquistas de repatriamento dos fósseis que foram encontrados em outros países. Este retorno marca ainda a importância da equipe de profissionais do Cariri, que hoje tem uma visibilidade abrangente e que se fazem respeitar pela seriedade de suas pesquisas científicas em todo o mundo, diz.
Sobre o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens
O Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, localizado em Santana no Cariri, é uma referência na área da paleontologia e abriga um acervo que reúne milhares de fósseis que revelam a rica biodiversidade registrada na Bacia do Araripe.
Além de seu protagonismo nas pesquisas científicas, o museu se destaca pela atuação educativa, sendo um espaço formativo essencial para estudantes, pesquisadores e visitantes de todas as idades.
Por Bruna Santos
Miséria.com.br
0 Comentários