Banner - anuncie aqui

Confira a nota na íntegra

Cev/URCA publica nota explicativa após denúncias de supostas irregularidades no certame do concurso público de Brejo Santo

Foto: Reprodução

A Comissão Executiva do Vestibular (CEV) da Universidade Regional do Cariri (URCA) divulgou, na última sexta-feira (4), uma nota explicativa sobre o concurso público de Brejo Santo, do qual é banca examinadora. A publicação ocorreu após uma reunião com o Ministério Público realizada em 1º de julho, motivada por denúncias de participantes sobre supostas irregularidades no certame.

Entre as alegações apresentadas por participantes estavam a de que uma suposta professora vinculada à URCA teria ministrado mentorias a candidatos; a presença de candidatos listados como "reprovados", mesmo após participarem da prova de títulos (etapa que possui caráter apenas classificatório); além da ausência da ficha de avaliação com critérios objetivos da prova prática e da fase recursal da prova didática.

Em nota, que pode ser conferida na íntegra aqui, a CEV afirmou que a seleção da banca foi feita com base em critérios técnicos, assegurando isonomia e integridade ao processo. “Tal fato foi devidamente esclarecido, em reunião junto ao órgão ministerial, destacando a inexistência de qualquer elaborador de provas ou pontos, nessa condição de mentor particular, mantendo-se o sigilo das provas, bem como a impessoalidade, isonomia e transparência dos atos realizados pela banca examinadora", diz trecho do documento.

Sobre os candidatos classificados como "reprovados" no resultado final, a CEV esclareceu que na prova de títulos não houve status de "reprovado". "Contudo, no resultado da classificação final, que ocorre após a soma de todas as notas e a aplicação das regras, figuraram como reprovados àqueles posicionados fora do número de vagas ofertadas e do cadastro de reserva previsto", explicou a banca conforme consta no termo de audiência virtual assinado pelo promotor de justiça Ramon Brito Cavalcante.

Ainda, em cumprimento à recomendação ministerial, a CEV também publicou um aditivo ao Edital nº 01/2025-PMBS, permitindo que os candidatos interessados solicitassem suas fichas de avaliação até o dia 7 de julho, além de informar a data de início da fase recursal.

Parte do novo cronograma


04 a 07 de julho: prazo para solicitação da planilha de avaliação da prova didática (cargos de magistério)

08 a 14 de julho: envio da planilha de avaliação da prova didática aos candidatos que solicitaram

18 a 20 de julho: período para interposição de recurso ao resultado da prova didática (magistério)

31 de julho: parecer dos recursos ao resultado da prova didática (Magistério)

1° de agosto: resultado pós-recurso da prova didática (Magistério)

4 e 5 de agosto: reabertura do sistema para a inclusão dos títulos para os candidatos aos cargos de magistério


Por Bruna Santos
Miséria.com.br

Postar um comentário

0 Comentários